Curiosidades

A batalha de Santa Escolástica

A revolta do dia de Santa Escolástica ou como acabar mal uma farra de faculdade

10 de fevereiro é uma data-chave na cidade universitária de Oxford (Reino Unido), chegou o dia em um dos eventos mais trágicos da sua longa história, um evento que começou com vários estudantes se divertindo em uma taverna e terminou em uma das maiores tragédias na memória recente no mundo universitário.

Que dia da Santa Escolástica 1355 (de acordo com o calendário de santos da época), um grupo de estudantes de Oxford estavam bebendo na taberna Swindlestock juntamente com alguns padres quando eles fizeram comentários irrisórios sobre a qualidade da cerveja . O gerente, John Barford, que era então prefeito da cidade, respondeu com “linguagem teimoso e falta”, depois que ele foi atingido na cabeça com uma jarra de cerveja lançada por um dos universidade.

Isso arremessador não estava voando desencadeou um massacre que terminou com 93 mortos .

Assim, os fatos são lembrados em vários locais históricos sobre a cidade de Oxford: após jarrazo surpresa e raiva subsequente, o publicano foi à igreja na cidade e tocou os sinos para chamar o povo às armas. Em resposta, os alunos correram a igreja universidade e tocou os sinos para chamar os alunos para lutar.

No tumulto que se seguiu, os alunos foram graças vitoriosos para uma boa utilização feita arcos e flechas, forçando-os a recuar para os moradores da cidade. No dia seguinte, o Barford publicano foi para o campo para mais apoio. E reuniu 2.000 homens com instrumentos avançados trabalhar no campus, gritando: “Matem os estudantes!.

Eles invadiram as escolas, embora os estudantes lutaram para trás , matou um total de 63 universidades . As pessoas da cidade experimentou uma série de mortes de cerca de 30 pessoas, embora alguns historiadores também criptografar baixo local em torno de cinqüenta.

Rei Edward III ordenou uma investigação sobre isso, que decidiu em favor da universidade.Os oficiais de justiça e prefeito foram obrigados a caminhar com a cabeça descoberta pela cidade e assistir a uma missa pelas almas dos mortos em todos os dias da Santa Escolástica e fazer um juramento para preservar os privilégios da Universidade ; e se isso não bastasse, também eles iriam pagar uma multa anual de 63 pence para a faculdade para o resto do dia.

E o que os sacerdotes em o meio a essa guerra? Para a partir do bar, para o outro com os alunos. A Oxford é o Inglês – universidade de língua mais antiga no mundo (não é evidência de atividades de ensino, desde 1096) e estas escolas foram originalmente apoiada pela Igreja , na esperança de que não era uma reconciliação entre filosofia e teologia grega Christian.

Mas a mistura de acadêmicos, sacerdotes e cidadãos em um bar nos anos do século XIV movidos não foram fáceis. E a partir daquele dia trágico das relações Santa Escolástica entre alunos e nativo de Oxford nunca novamente foi bom; e até hoje, não há nenhuma mix oficial e natural da universidade nos bares da cidade ou vice-versa. Talvez o que poderia acontecer.

Antecedentes e disputa

A semente da revolta foi uma briga na Swindlestock Tavern, em Oxford (agora o local do Banco Santander em Carfax , na esquina da St Aldate de e Queen Street ) entre dois estudantes da Universidade de Oxford , Walter Spryngeheuse e Roger de Chesterfield , E o taverner, John Croidon. Queixaram-se sobre a qualidade das bebidas, que conduziu a uma troca de palavras rudes que terminaram com os estudantes que jogam suas bebidas na cara do taverner e que atacam o. A retaliação por este incidente levou a confrontos armados entre moradores e estudantes .

O prefeito de Oxford , John de Bereford, pediu ao chanceler da Universidade de Oxford , Humphrey de Cherlton , para prender os dois estudantes, sem sucesso. Em vez disso, 200 estudantes apoiaram Spryngeheuse e Chesterfield, alegadamente agredindo o prefeito e outros. À medida que a situação escalou, os moradores da zona rural circundante derramado dentro, gritando: ” ! Havac Havoc Smyt rápido, dar pancadas Gode

Um tumulto estourou e durou dois dias, o que deixou 63 estudiosos e talvez 30 moradores locais mortos.Os estudiosos foram finalmente derrotados.

Resolução

A placa comemorativa do lugar do Swindlestock Tavern , 1250-1709

A disputa acabou sendo resolvida em favor da Universidade, quando uma carta especial foi criada. Depois anualmente, em 10 de fevereiro o dia do santo de St Scholastica , o prefeito e vereadores tiveram que marchar com a cabeça descoberta pelas ruas e pagar para a universidade uma multa de um centavo para cada estudante morto, um total de 5s , 3 d . A penitência terminou 470 anos mais tarde, em 1825, quando o prefeito se recusou a participar.

Atual 

Em um ato de conciliação em 10 de Fevereiro de 1955, o prefeito foi dado um grau honorário e o vice-chanceler foi feito Honorário Freeman, em uma comemoração dos eventos de 1355.

O tumulto foi um culminar de outros motins em Oxford que resultou em mais de 90 mortes.Na década de 1850 romance The Adventures of Mr. Verdant Verde por Cuthbert Bede , os alunos ainda viu Dia de Santa Escolástica como uma oportunidade para um confronto.

Por hoje é tudo pessoal…(rs)

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!!!

Deixe uma resposta