Como identificar os tipos de violência doméstica?

A lei Maria da Penha, abrange diverso tipos de violência contra a mulher, hoje vamos falar um pouco sobre cada tipo de violência e como identifica-las.

De acordo com a Lei:

LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.

Art. 7o  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

I – a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

II – a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

III – a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

IV – a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

V – a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Então como identifica-las?

No caso da violência física é obvio, se você esta apanhando, sendo torturada pelo parceiro, você está está sofrendo violência física, não precisaria nem falar. A Violência psicológica se dá quando o parceiro te faz sentir inferior, diz coisas para te humilhar, ofender, tudo isso causando traumas e danos psicológicos.

Já a violência sexual, é entendida como te forçar ou te manipular a ter relações com ele sem que você queira, você pode não saber mais mesmo sendo casada ou estando em um relacionamento, você não é obrigada a manter relações sexuais com o seu parceiro e caso ele te force ou te diga ao contrario você está sofrendo violência sexual, sendo algumas vezes dado até como estupro.

A violência moral é qualquer mentira, calúnia, história inventada, diminuição da ofendida na frente de parentes, amigos e lugares públicos, isso é violência moral. E por fim, a violência patrimonial, que é quando o seu parceiro ou ex-parceiro te “rouba” ou te manipula a assinar documentos passado seus bens para ele, fazer dividas, financiamentos de veículos no seu nome e depois sumir com o veiculo e te deixar com a dívida, isso entre outros são entendidos como violência patrimonial.

E ai

conhece alguém em alguma dessas situações? Oriente e acompanhe para que seja feita a denuncia e proteção dessa mulher. Se tiverem alguma dúvida deixem aqui nos comentários, vou ajudá-las sempre. Aqui você tem uma amiga.

Um beijo fiquem com Deus e até a próxima!!!

Deixe uma resposta