Comportamento Etiqueta

Como ser elegante em qualquer lugar e situação!

Será que ser elegante depende simplesmente de dinheiro?

Olá amores, tudo bem com vocês?

Pra começar, não acredito que sejam suas condições financeiras que definem quão elegante você é, afinal é cada figura com dinheiro, até mesmo personalidades famosas que quando se trata de elegância…( MEU DEUS!!!).

Acho que um dos maiores erros que as pessoas cometem é achar que ser elegante é vestir uma roupa cara, ou saber como usar cada talher, ou para quê serve cada taça, muitos ainda acham que pelo simples fato de uma pessoa ter muito dinheiro ela já é uma pessoa elegante.

Eu já tinha feito um post falando sobre isso no meu primeiro blog, á uns 2 anos atrás, mas perdi o post quando o blog deu problema e saiu do ar. Enfim, vou fazer um post atualizado, com o que aprendi sobre elegância.

Pra começar, elegância não se trata de ter ou não milhões na conta, você pode não ter nada na sua conta,mas a tua postura, teu caráter, tua educação e teu jeito de se portar em determinados lugares já demonstra o quão elegante você é quando necessário. Eu vou citar aqui algumas coisas que acredito serem fundamentais para que vocês seja mais elegante. Talvez algumas pareçam meio óbvias, mas acredite muita gente acaba errando por besteira.

1) Educação:

Quando se fala em ser elegante é óbvio que ser educado (a) é um requisito indispensável, mas muita gente deixa extremamente a desejar nesse quesito, educação ao falar, ao se comportar, ao emitir quaisquer que seja a opinião que se tenha sobre um determinado assunto.

Então vamos falar primeiro sobre elegância ao falar:

É claro que entre amigos acabamos nos sentindo muito à vontade, e falamos tudo que vem a nossa cabeça, gírias, palavrões e tudo bem ter essa liberdade com os amigos, o problema é quando você leva tudo isso para lugares que te exigem um pouco mais de compostura.

Exemplo: Uma reunião de negócios, um coquetel em um buffet, na casa de alguém que você acabou de conhecer, na igreja e etc.

Nesses lugares devemos ter o mínimo de bom senso pra saber o que falar e como falar, não adianta você querer falar com seu chefe, ou com alguém com quem você queira fazer negócios como se estivesse falando com seu amigo de infância.

Dica: 

  • Fale sempre olhando nos olhos, isso passa o ar de confiança e da credibilidade ao que você está falando.

Por mais tímido(a) que você seja (e acredite eu sei bem como é difícil) nunca converse com alguém de cabeça baixa, ou mexendo no celular, isso além de ser falta de educação, mostra  falta de interesse, e acaba com a credibilidade do que você esta falando.

  • Não fale nem muito alto, nem muito baixo, fale numa tonalidade que dê pra te ouvir, mas sem parecer que você está sussurrando ou menos ainda que pareça estar gritando revoltando, faça um meio termo (Pode parecer besteira mas muita gente peca nesse ponto) eu sou do tipo de pessoa que preciso me controlar e muito, porque se não parece que estou brigando.
  • Evite ao máximo falar palavrão e nunca faça piadas de duplo sentido ou racistas.
  • Seja sempre simpático(a), cumprimente e sorria sempre ( ninguém é elegante sem um belo sorriso no rosto)
  • Saiba o que falar, como falar e quando falar, antes de qualquer coisa só fale se você tiver certeza do que está falando, caso contrário o silêncio será seu maior aliado.

2) Postura:

Quando se fala em postura você pode pensar uma série de coisas, mas eu quero começar esse item dizendo que elegância vai muito além de regras de etiquetas, além de como saber usar aquele monte de talheres e taças num jantar elegante. A sua expressão corporal diz muito sobre você, uma pessoa elegante não anda de qualquer jeito, então ai vão algumas dicas:

  • Tenha sempre uma postura firme, ereta, com a cabeça erguida, mas sempre com um olhar e um sorriso receptivo.
  • Ao se sentar mantenha os calcanhares no chão, ou as pernas cruzadas ou levemente cruzadas, mas sempre com a coluna ereta (nunca se esqueça disso, quando você está sentado de quaisquer jeito pode passar a impressão de desleixo ou falta de interesse)
  • Uma coisa que aprendi, não lembro onde e nem com quem, mas que eu levo muito comigo é; nunca sente com as pernas para trás da cadeira, ainda mais se for numa reunião ou entrevista de trabalho, dá a impressão de que você está com pressa e que ir embora rápido.
  • Ao andar deixe os braços levemente soltos.
  • Sempre que possível pratique exercícios que te ajudem a manter essa postura, como ioga, pilates e musculação.
  • Jamais fale em tragédias ou comente sobre mortes em um jantar ou festas.
  • Numa festa não desculta religião e política, alias se possível não faça isso nunca, a menos que o lugar ou as pessoas com quem você esteja sejam apropriados pra esse tipo de assunto, seja uma pessoa atualizada nesses assuntos, mas só discuta se necessário.
  • Nunca chame a atenção do seu cônjuge na frente das pessoas.
  • Judeus e islâmicos têm restrições religiosas quanto aos alimentos, procure conhecê-las e prepare opções para que eles se sintam bem em sua festa.
  • Em um jantar/almoço saiba quais convidados estão fazendo dieta, os que são diabéticos e prepare para eles opções diet e light.
  • Não coma fazendo barulho com a boca em hipótese alguma ( se controla), ninguém merece estar ao lado de alguém que come feito uma lhama, além de ser horrível é falta de educação.

3)Moda com elegância:

Bom gosto com um pouco de bom senso nunca é demais certo? Gente vamos aprender a dosar o tipo de roupa com o lugar que vamos, é muito comum erros como do tipo; uma festa ou coquetel num buffet e as pessoas aparecerem de tênis ou “chinelinho”, por favor não façam isso, se no convite ou se a pessoa não te disse com que tipo de roupa ir, ou você pesquisa o local onde será o evento o que já vai te ajudar muito garanto, ou se você conhece a pessoa, é seu amigo(a) pergunte, afinal, é melhor prevenir do que remediar certo?!

Dicas:

Vou dar aqui a minha opinião ok?! mas se você descordar ou achar que não tem nada haver tudo bem, este é o meu ponto de vista, coisas que eu já vi e analisando não são roupas de uma pessoa elegante, fina, etc. Mais fiquem à vontade para descordar está bem?

  • A menos que seja uma balada, ou uma festa mais badalada, evite o máximo que puder roupas, curtas, justas e decotadas de mais, e mesmo que seja em uma balada saiba dosar, não use tudo junto, ou você usa um decote, ou você usa uma roupa mais justa, ou mais curta, tudo isso junto só vai mostrar que você é uma mulher vulgar e que não tem a mínima ideia de elegância.
  • Conheça seu corpo, independente se você é mais “cheinha” ou mais magrinha, ou tenha um corpo definido, é necessário conhecer seu corpo, porque nem sempre o que cai bem em uma pessoa com o corpo mais definido ira servir para outro tipo de corpo e vice-versa, a mesma coisa vale pra quem tem o corpo definido, nem tudo vai lhe cair bem.
  • Pesquise e estude o que fica bem no seu corpo, faça combinações com o que você já tem.
  • Você não precisa de roupas caras para se vestir elegantemente, como disse no inicio, mesmo que você não tenha muita grana, elegância vem de dentro pra fora.
  • Você não precisa de um guarda roupa novo e sim aprender usar as peças que você já tem.
  • Use sim muito acessórios, e não precisa serem jóias carérrimas, mais não abuse, afinal, menos é mais e você não quer sair de casa parecendo uma arvore de natal.
  • Se você não sabe andar de salto, antes de sair com um treine em casa, você não que parecer uma pata que fugiu da cozinha da festa, não é mesmo?!
  • Quando o evento/festa for longa vista uma roupa elegante, mas confortável, no caso de casamentos ou festas de aniversários, principalmente quando feito em buffet eles normalmente dão (não sempre e nem em todos os buffet) chinelos personalizados para os convidados. Caso você não aguente muito tempo com salto muito alto, use um salto de médio à baixo e se possível os mais grossos, eles são mais confortáveis e com certeza você aguentará melhor o pic da festa.
  • Para trabalhar valem as mesmas dicas, mas principalmente nesse caso, nunca em hipótese alguma use roupa curta ou decotada.
  • Para ir num parque, shopping ou visitar amigos/parentes vale as mesmas dicas saiba dosar no comprimento e no decote, roupas muito curtas, justas e decotadas passa o ar de vulgaridade.
  • Cuidado com a maquiagem, para eventos de dia sempre opte por uma maquiagem mais leve, para eventos noturnos tome cuidados com exageros, afinal você não quem parecer o coringa da festa.

E é sempre bom lembrar que menos é mais SEMPRE!!!

Bom amores essas são minhas dicas, espero que gostem e se vocês tiverem mais dicas deixem nos comentários, compartilhem com quem precisa dessas dicas.

Um beijo fiquem com Deus e até a próxima!

 

 

1 thought on “Como ser elegante em qualquer lugar e situação!”

Deixe uma resposta